A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem, quarta-feira, dia 13 de novembro, a denominada Operação Chasque, que teve como objetivo combater o crime de aquisição e distribuição de moeda falsa na Paraíba.
Em julho deste ano, a Polícia Federal interceptou uma encomenda remetida pelos Correios contendo, em seu interior, vinte cédulas de R$ 50,00 falsificadas, que tinha como destino uma residência no Bairro Novo, na cidade paraibana de Boqueirão.
Após a realização de investigações, na data de hoje, foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Federal de Campina Grande/PB, na cidade de Petrolina/PE, bairro Antônio Casemiro, local da atual residência do suspeito de adquirir as cédulas falsas.
Durante as buscas, foram encontrados 21 tabletes de maconha na residência, o que ocasionou a prisão em flagrante do investigado e de sua companheira pelo crime de tráfico de drogas, que possui pena de até 15 anos de reclusão.
Além do crime acima, o investigado também poderá responder pelo delito de aquisição de moeda falsa (art. 289, §1º, do Código Penal) com pena que pode chegar a 12 anos de prisão, além de multa.
A operação foi denominada de “Chasque”, que significa “Mensageiro”, e era a pessoa que prestava o serviço de correio durante o Império Inca, fazendo referência ao modo como o delito investigado foi praticado, utilizando-se do serviço dos Correios.
Blog do jornalista Hamilton Silva com paraibaja.com.br
Foto: imagem da internet