Manifestações reuniram trabalhadores, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos progressistas em atos contra a manutenção da escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho para um de folga), ontem, sexta-feira (15).
Os protestos ocorreram simultaneamente em João Pessoa, no bairro de Mangabeira, e em Campina Grande, no bairro do Cruzeiro.
Os atos foram motivados pela tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a escala 6×1 no Brasil. A proposta, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), atingiu o número mínimo de assinaturas na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (13), possibilitando o início de sua análise no Congresso. Entre os parlamentares que apoiaram a proposta, quatro são da Paraíba.
Os manifestantes destacaram o impacto da escala 6×1 na qualidade de vida dos trabalhadores e defenderam mudanças nas leis trabalhistas que garantam maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A PEC ainda precisa passar por diversas etapas no Legislativo antes de ser aprovada, incluindo análises nas comissões e votação em plenário, mas já mobiliza sindicatos e movimentos sociais em todo o país.
Blog do jornalista Hamilton Silva com paraibaja.com.br
Foto: reprodução/ Instagram (@olimpiorochadh)