Uma operação coordenada pela Polícia Civil da Paraíba desarticulou um esquema de estelionato que vinha lesando idosos e pessoas com deficiência no estado. Denominada “Ostentação Fraudulenta”, a ação foi realizada na última quinta-feira, dia 23 de janeiro, e culminou na prisão de uma mulher em João Pessoa. A acusada, investigada desde 2023, se passava por advogada para aplicar os golpes.
Conforme apurado pelas investigações, a suspeita prometia facilitar o acesso ao seguro-safra para agricultores, e idosos, ganhando a confiança das vítimas com falsas promessas. Em seguida, realizava empréstimos em seus nomes, com valores que oscilavam entre R$ 20 mil e R$ 40 mil. Para encobrir a fraude, entregava pequenas quantias de dinheiro às vítimas, simulando parte dos supostos benefícios.
Um dos episódios chamou atenção dos policiais: a mulher chegou a levar uma vítima para um passeio em João Pessoa enquanto continuava aplicando os golpes. Além disso, a investigada utilizava cartões de crédito obtidos em nome das vítimas e fazia uso de documentos falsificados, como carimbos médicos, para viabilizar suas atividades criminosas.
Durante a operação, que contou com o apoio da UNINTELPOL, do Grupo Tático Especial (GTE), e da Delegacia de Remígio, foram apreendidos cartões bancários, um computador e carimbos médicos. A prisão ocorreu em João Pessoa, onde a suspeita se escondia, mudando frequentemente de endereço na tentativa de evitar a captura.
Atualmente, a mulher está detida na Cidade da Polícia Civil e aguarda audiência de custódia. O caso segue em investigação, e a polícia acredita que o número de vítimas pode ser ainda maior.
Blog do jornalista Hamilton Silva com wscom.com.br
Foto: reprodução/wscom