Por Hamilton Silva – jornalista e cronista político.
O processo eleitoral visando as eleições do ano 2026, já começou a movimentar o cenário político na Paraíba. Após os resultados das eleições municipais de 2024, o fortalecimento dos grupos políticos já ensaia os principais fatores que irão dimensionar os rumos para 2026.
Recentemente quando foi questionado em relação ao pleito de 2026, o governador João Azevêdo (PSB), não sinalizou, se deixaria o governo, para disputar o senado, ou se iria apoiar o presidente da ALPB Adriano Galdino (Republicanos), que já se lançou como pré-candidato ao governo do Estado.
Caso o governador João Azevêdo, entre na disputa para o senado, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), é quem assumirá o comando do executivo estadual, podendo disputar a eleição como candidato à governador.
Por enquanto, o deputado Adriano Galdino continua apresentando o que ele chama de sua “chapa dos sonhos”, tentando uma composição da seguinte forma: ele, como candidato a governador, Cícero Lucena (PP), como seu vice, Daniella Ribeiro (PP), e João Azevêdo (PSB), como senadores.
Sabemos que Adriano Galdino, sabe muito bem articular e já começou a colocar o seu plano em prática. Para isso, ele já tem buscado apoios para concretizar o seu projeto político. Mas, ele terá vários obstáculos pela frente. Tendo em vista, que outros nomes irão aparecer como candidatos dentro do seu grupo político, e com certeza, João Azevêdo, deverá avaliar também.
Oposição
Por outro lado, já foi ventilado pela oposição para disputar o governo do Estado, os nomes do senador Efraim Filho (União Brasil), do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), e do ex-deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB).
Até lá, Galdino segue otimista na sua carreira solo, pois terá que convencer o seu grupo político, que o seu nome, é o mais forte para disputar o governo em 2026.
Fonte: Blog do jornalista Hamilton Silva
Foto: reprodução/divulgação