A informação com credibilidade e compromisso com a verdade

A informação com credibilidade e compromisso com a verdade

OMS lança rede de vigilância para detectar novas doenças infecciosas

Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, no último sábado (20), uma rede internacional de vigilância para detectar rapidamente as ameaças que representam doenças infecciosas emergentes, como a Covid-19, e compartilhar informação para prevenir novas pandemias.

Rede Internacional de Vigilância de Patógenos (IPSN, na sigla em inglês) proporcionará uma plataforma para conectar países e regiões, melhorando os sistemas de coleta e análise de amostras, disse a OMS.

A rede deve facilitar a identificação rápida e a rastreabilidade das doenças transmissíveis, assim como o envio de informação e as medidas necessárias para prevenir catástrofes sanitárias como a pandemia de coronavírus.

A nova rede, que será implementada nas vésperas da Assembleia Mundial da Saúde, que a cada ano reúne os países-membros da OMS em Genebra, terá uma secretaria dentro da OMS (Hub for Pandemic and Epidemic Intelligence) e reunirá informação sobre pandemias e epidemias.

A pandemia de coronavírus colocou em evidência a importância do estudo do genoma dos vírus para combater as enfermidades causadas por eles.

Apesar de a pandemia de Covid-19 ter incentivado os países a melhorarem sua capacidade de sequenciamento de genomas, muitos continuam carecendo da capacidade necessária para reunir e analisar amostras, disse a OMS.

A nova rede mundial terá como missão enfrentar esses desafios, já que deverá “dar a todos os países acesso à sequenciamento do genoma dos agentes patogênicos e às análises no âmbito de seu sistema de saúde pública”, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Fonte: G1

Foto: imagem da internet

COMPARTILHE AGORA

WhatsApp