Prefeitos de todo o país realizam a última mobilização municipalista do ano em Brasília hoje dia 13 de dezembro. Com o fim da atual legislatura, os representantes das cidades se esforçam para o avanço de pautas no Congresso Nacional. No entanto, a mobilização ocorreu em meio a intentas manifestações na cidade. O evento ocorreu próximo a área onde ocorreram as manifestações e por conta disso, muitos que estavam no evento ficaram ilhados em dentro de shoppings e restaurantes com receio de sair.
“Enxergo essas manifestações como um ato de terrorismo. Todos tiveram medo, não foi manifestação, foi vandalismo. Ninguém vai resolver assim nossas questões com a democracia, nem com as instituições, nem com a eleição. Foi algo muito grave”, declarou o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, que está na cidade participando do evento.
As violentas manifestações começaram após a prisão do cacique Serere Xavante, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os manifestantes incendiaram dezenas de carros e pelo menos cinco ônibus. A polícia precisou usar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, para tentar dispersar os manifestantes. O grupo revidava atirando paus e pedras em direção aos policiais. Ao menos uma pessoa ficou ferida no confronto.
Blog do Hamilton Silva com ClickPB
Foto: Reprodução