A informação com credibilidade e compromisso com a verdade

A informação com credibilidade e compromisso com a verdade

Câmara de Vereadores de Alagoinha no brejo paraibano, antecipa eleição da Mesa Diretora, e está na mira do Ministério Público da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba, (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Alagoa Grande, instaurou inquérito civil para investigar a suposta inconstitucionalidade da eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Alagoinha, no brejo paraibano, para o biênio 2027/2028. A portaria de instauração foi publicada na última segunda-feira, dia 05 de maio.

O promotor de Justiça Paulo Ricardo Alencar Maroja Ribeiro, responsável pela instauração do inquérito, ressalta que a eleição antecipada da Mesa Diretora contraria a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

STF, em decisões recentes, entendeu que a antecipação desarrazoada da escolha de eleitos para um dado mandato e a concentração da escolha de duas “chapas” distintas suprimem o momento político de renovação, que deve ocorrer após o transcurso de um mandato.

inquérito civil, criado na última segunda-feira, dia 05, tem o objetivo de formalizar a atuação institucional diante da inconstitucionalidade da antecipação da eleição, com vistas à expedição de recomendação administrativa e, em caso de inobservância, à adoção das medidas judiciais cabíveis.

Blog do jornalista Hamilton Silva com paraibaja.com.br

Foto: reprodução/divulgação

COMPARTILHE AGORA

WhatsApp