Na última sexta-feira, dia 09 de dezembro, foi realizada na Câmara municipal de Tenório, uma Sessão Extraordinária, para a votação em segundo turno, do Projeto de Lei nº 029/2022 LOA (Lei Orçamentária Anual), para o ano 2023. O referido Projeto, foi aprovado por unanimidade.
De acordo com o presidente da Casa Ladislau Cordeiro, vereador Manoel Balduíno (Republicanos) foram também aprovados, os Projetos de Lei, de nº 030/2022, que autoriza o Poder Executivo, o pagamento no desempenho no programa Previne Brasil e o de nº 031/2022, uma abertura de crédito especial ao orçamento vigente, para a compra de um laboratório de robótica, no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
Por outro lado, um dos assuntos mais comentados nos bastidores da Câmara, foi à chegada das contas do ex-prefeito Evilásio Souto (Cidadania), referente ao exercício de 2020, emitida pelo TCE, (Tribunal de Contas do Estado), para a apreciação dos Pares daquela Casa.
Nossa reportagem, teve acesso ao ofício enviado pelo TCE que foi recebido pelo Presidente Manoel Balduino, em 05 de dezembro de 2022.
Após o término da Sessão, o presidente Manoel Balduíno esclareceu que a Casa está em recesso desde o dia 26 de novembro, e por isso a matéria para a apreciação das contas do ex-gestor ficará para o próximo ano, quando se inicia os trabalhos legislativos, no mês de fevereiro.
Ele ainda acrescentou que caberá ao novo presidente José Morais, mais conhecido por Jusa (Republicanos), a conduzir todo o processo e só assim, deliberar para apreciação dos parlamentares.
A Casa Ladislau Cordeiro de Lima é composta pelos parlamentares:
Manoel Balduino (Republicanos), José Morais (Cidadania), Ednaldo Ananias (Cidadania), Cássio Diniz (Cidadania), Levi Cordeiro (Cidadania), Josué Araújo (Republicanos), Ezequiel Cavalcanti (Republicanos), Evaneide Vasconcelos (Republicanos), e Tiago Oliveira, (Cidadania).
O prefeito Manoel Vasconcelos (Republicanos), conta com o apoio da maioria, na Casa legislativa.
Resta saber como será o entendimento de cada um parlamentar na hora de votar. Pois quando a matéria for para o plenário, o edil terá que decidir se concorda com o parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ou se desaprova as contas do ex-prefeito Evilásio Souto. Tendo em vista, que o voto de cada parlamentar é aberto, de acordo com o regimento da Casa.
Blog do Hamilton Silva
Foto: Montagem Blog do Hamilton Silva