A informação com credibilidade e compromisso com a verdade

A informação com credibilidade e compromisso com a verdade

João Azevêdo sabe o caminho a percorrer com os seus aliados em 2026? Ou continuará dizendo a imprensa que não haverá antecipação da chapa?

Por Hamilton Silva – jornalista e cronista político. 10/03/2025.

Dá para perceber que quando é questionado sobre a definição da chapa visando as eleições em 2026, o governador João Azevêdo (PSB), sempre responde a imprensa, que não deve ser antecipada.

Não só em João Pessoa, como também em Campina Grande, e em outras cidades, nota-se que as constantes cobranças dos repórteres têm provocado uma certa impaciência ao chefe do Executivo Estadual. João Azevêdo tem afirmado nas entrevistas, que no momento o seu foco são as obras na sua gestão.

Alguns analistas da área política, acham que o governador João, deveria ter mais interesse na forma de lidar com as especulações. Por que não tem como evitá-las, já que dentro do seu próprio grupo político, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), se lançou pré-candidato ao governo do Estado afirmando em um bom tom: “Quem viver verá”.

O interesse no espaço político, também é despertado pelos que também sofre pressão, e querem uma definição para fecharem os acordos políticos no avanço dentro do cenário nas eleições de 2026.

No esquema governista, caso o governador João, venha disputar uma vaga no senado, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), será o candidato natural nas eleições em 2026. A pergunta que se faz é: qual será a posição do deputado Adriano Galdino? Rompe com o governador João? Aceitará a vaga de ser vice, com Lucas Ribeiro? Ou sairá candidato pela oposição?

Adriano Galdino espera uma definição do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), Presidente da Câmara Federal e da legenda Estadual, na composição da chapa governista. Galdino sabe, que será muito difícil emplacar duas vagas do Republicanos na Chapa majoritária.

Pode ser uma estratégia do governador João Azevêdo, de não desenhar a formação da chapa no momento, para evitar conflitos dentro da sua base política.

João precisa saber da necessidade de liderar a situação, para não encontrar nenhuma surpresa desagradável dentro da sua base. Em 2022, João Azevêdo achou que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), iria disputar o senado, o que não ocorreu. Ele teve que colocar o nome da ex-deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB), na disputa para preencher a vaga.

Fonte: Blog do jornalista Hamilton Silva

Foto: César Martins

COMPARTILHE AGORA

WhatsApp